Parte 03

O QUE É O ISRAEL DE DEUS?


Um povo escolhido

Fomos escolhidos por Deus. Ele nos comprou como sangue de Seu filho Jesus. João 15:16.
Quando Deus escolheu Abrão em Gênesis, Ele projetou uma nação que abençoaria toas as famílias da terra. Gênesis 12: 1 a 3.
Quando Israel foi conduzido pó Deus a rejeitar Jesus, nós os gentios tivemos a oportunidade de conhecer a Deus, Jesus e Seu evangelho transformados, e passamos também a ser Israel. Romanos 11 / Efésios 1: 4 a 6.

Mar vermelho – Salvação

A Bíblia toda está cheia de simbolismos. Jesus usou parábolas, de forma que a compreensão de Suas verdades fosse fácil a todos.
Os símbolos usados na Bíblia facilitam nossa compreensão, mas são infinitamente mais importantes que apenas símbolos, são expressões proféticas.

Quando o povo de Israel atravessou o mar vermelho, estavam salvos do Egito.
Quando nós, o povo de Israel, somos salvos por Jesus, quando atravessamos um mar que nos separa do mundo, ou do Egito, estamos iniciando uma nova vida.

Praia – Muitas vezes nosso comodismo

A praia que alcançamos depois da salvação, ou as delícias do primeiro amor, não representam tudo o que Deus tem preparado para nós, mas apenas o início de tudo. Muitas vezes nos alegramos tanto com esta nova condição de vida, que desejamos apenas permanecer na praia pelo resto da vida.
Assim como o Senhor tinha um deserto para ser vencido por Israel, até chegarem à terra prometida, Deus tem para mim e para você, uma caminhada de vida cristã que nos aperfeiçoará dia após dia.

Nos contentamos com a praia significa nos acostumarmos com a vidinha religiosa, com as programações, com as reuniões que chamamos de culto, com as escalar de louvor, os compromissos...
Deus quer muito mais para seus servos, sacerdote e levitas. Ele deseja que não paremos nesta etapa de “gente salva na igreja” e caminhemos muito mais, por coisas misteriosas, mas profundas do Espírito Santo. Um músico que apenas se envolve com tocar nas reuniões, é na verdade “um fracassado espiritualmente”. Poderia alcançar a terra prometida do crescimento espiritual, mas se contenta com coisas muito simples que a carne oferece: tocar com um grande pastor, cantar em uma convenção grande, ou congresso importante e etc.

Deserto – Nossas lutas, carregar a cruz

Na maioria das vezes podemos creditar nossas lutas ao projeto abençoado de Deus. Ao invés de pensar e agir assim, muitos cristãos vão creditando ao diabo, suas lutas, guerras, ou seus “desertos”.
Realmente passamos por muitas dificuldades que são conseqüências de erros nossos. Em outros casos, um real ataque do inimigo, mas em todo o tempo podemos entender que toda luta, ou todo deserto serve para nos treinar. O deserto na verdade, é o lugar onde o Senhor Jesus nos preparará para alcançarmos a terra prometida.
Um músico que não caminha diariamente com o Senhor, um cantor que não se submete aos princípios de Deus, meditando em Sua Palavra continuamente, nunca estará preparado para nada.

A unção para ministrar diante do povo e diante de Deus não virá da técnica aprendida ou do talento, mas virá do quanto ele caminha pelo deserto, aprendendo de Deus, tendo suas vitórias com o Senhor, e se aproximando da terra prometida.
Terra prometida não é a morte e o céu. Terra prometida é vida plena com Deus, aqui na terra, vencendo os inimigos, e desfrutando do leite e mel que Deus providencia para nosso deleite espiritual e material.
Um verdadeiro levita precisa viver a realidade do deserto, das lições aprendidas e das vitórias, rumo a uma vida plena, cheia do poder do Espírito Santo.

Canaã – Crescimento na vida espiritual

O espírita tem um conceito de evolução espiritual claro. Isto porque o diabo sabe da importância de um crescimento nesta área, e leva seus discípulos a esta caminhada.
Os cristãos precisam entender isto, e saber que só o Espírito Santo pode nos levar a um desenvolvimento espiritual real e saudável. Todo crente precisa caminhar pelo deserto, rumo a uma maturidade espiritual.
Ficamos parados na praia, apenas desfrutando das bênçãos da salvação não nos prepara para nada. Ficarmos tocando nas reuniões, e muitas vezes só nas “grandes” reuniões, não nos leva a um crescimento espiritual, portanto nunca teremos autoridade espiritual, conseqüentemente, tudo o que fizermos, mesmo da melhor forma, será palha.
Vivemos uma vida cristã genuína, buscando crescimento espiritual, entendendo que todas as lutas nos preparam para a caminhada ruma à Canaã, é fundamental para que tenhamos autoridade ao tocar e cantar diante da Igreja, diante do Senhor.

Nosso tempo de deserto pode ser rápido, se aprendemos, ou pode ser longo, se murmuramos e se não temos a visão de Canaã.



ESTUDANDO O POVO DE ISRAEL

EXÉRCITO, LEVITAS e SACERDOTES


1. O EXÉRCITO

O que é?

É o povo levantado e coordenado por Deus para guerrear contra os inimigos e alcançar a terra prometida. É a Igreja em “Jerusalém”, recebendo poder para a tarefa como Corpo de Cristo na terra.

É a Igreja resgatada para guerrear contra satanás e salvar vidas das trevas. Esta Igreja, ou este exercito usa armas espirituais e não carnais. Efésios 6:12 / II Cor 10:4.


Um verdadeiro levita, é um soldado deste exército, dotado de armas, ou talentos para guerrear no mundo espiritual, por isso precisa se alimentar continuamente das coisas espirituais, muito mais que das coisas materiais.



Os hebreus eram divididos em 4 exércitos,
12 tribos, mais de 600 mil homens


Uma das grandes dificuldades do cristão é entender qual é o seu lugar. Vemos irmãos tentando ser o que não são, e passam a vida inteira dando voltas, sem frutificar, tentando apenas.
Na música isto é muito comum. Muitos querem estar em lugares e posições.


IGREJA NÃO É SE REUNIR E CANTAR,
SOCIAL OU NOVIDADES, IGREJA É GUERREAR
CADA UM EM SUA POSIÇÃO



SE VOCÊ É DA IGREJA PRESTE ATENÇÃO:


RESPONSABILIDADES

1. Preparo – II Timóteo 2:4

Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócio desta vida, afim de agradar aquele que o alistou para a guerra.

Vers. 15 – Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade.

2. Atenção


Orai e vigiai... – Orai sem cessar


3. Unidade – II Timóteo 2:16

Mas evita os falatórios inúteis, porque produzirão maior impiedade. E a palavra desses corroi como câncer;
Vers. 19b – Qualquer que profere o nome do Senhor aparte-se da injustiça.
Se andamos assim seremos unidos.


4. Desapego ao mundo – II Timóteo 3:1 a 5

Sabe porem isto, nos últimos dias virão tempos difíceis, pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes, ingratos, profanos, sem afeição natural, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos prazeres, do que de Deus. Tendo a aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te destes.

Para não sermos assim, precisamos nos desligar de todas as coisas do mundo, do homem e do diabo.

Vers. 14 e 15 – Tu, porém permanece naquilo que aprendeste, e de que fostes inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a infância sabes as Sagradas Letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

COLOSSENSES 3:1,2 E 3 – Portanto, se fostes ressuscitados com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra, pois morrestes e a vossa vida está oculta com Cristo em Deus.